Projeto Encontros Sociais

Translate

sábado, 14 de abril de 2012

Capacitação de catadores de lixo





Atualmente em Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana do Recife) vem acontecendo a capacitação de catadores de lixo, com o intuito de formar cooperativas para a venda do material coletado.
Tudo teve inicio, segundo Gustavo Cabral, voluntário do projeto, com a expulsão de catadores do lixão da Muribeca.
O projeto ainda está no início, mas já há avanços consideraveis na relação de lucro.
A dinâmica de venda antes dos primeiro passos do projeto "Catadores de lixo da Muribeca" se dava da seguinte forma: o lixo era coletado e vendido para um articulador entre os catadores e as empresas de reciclagem, uma vez que para que haja a compra por parte das empresa é necessário o CNPJ, com a formação desse grupo de cooperativismo, este será registrado como pessoa jurídica, deixando a etapa de venda para o inemediário para trás, os lucros que essa "ponte" entre os catadores e a empresa serão repassados para os catadores.
O objetivo do projeto, que ainda é novo (4 meses), tem por objetivo sucitar o espírito do cooperativismo nos catadores e as discussões são realizadas por assistentes sociais e um geógrafo (que foi o entrevistado para a coleta dessas informações).
Em conversa com um dos orientadores do projeto, pode-se perceber que o espírito do cooperativismo estava "vivo" nos catadores, mas não de forma organizada. O medo de trabalhar a mais e ganhar a menos foi uma das principais barreiras, como relatou Gustavo.
Ainda não há previsão da geração do CNPJ para a cooperativa.
Assim como os idealizadores do projeto, acredita-se que o caminho para a sobrevivência de pequenos entre grandes é a união!


Priscila Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário